O Prêmio Furnas Ouro Azul, uma iniciativa dos Diários Associados e patrocinada pela Eletrobras Furnas, é um projeto criado para envolver e conscientizar todas as esferas da sociedade para a proteção e uso racional dos recursos hídricos. O prêmio divulga a importância da utilização adequada da água e valoriza os projetos, ações e iniciativas de significativa relevância para a proteção, conservação e recuperação das águas.

Em seus 12 anos de existência, o Ouro Azul já recebeu mais de 2.500 projetos inscritos em suas categorias distintas. Até sua 8ª edição, o concurso contava com mais dois estados, Brasília e Rio de Janeiro. Em sua 11ª Edição, o prêmio bateu recordes, ultrapassando os 1.000 trabalhos inscritos, muitos enviados por estudantes e crianças, o que demonstra a preocupação das futuras gerações e escolas com este precioso recurso natural.

Esse crescente aumento de participações é reflexo da importância do prêmio, que é reconhecido nacionalmente como vitrine para expor projetos que tenham como princípio o uso inteligente das águas, além de incentivar a união de empresas, instituições e a sociedade em prol de um planeta mais sustentável hoje e sempre.