O planeta Terra tem 71% de sua superfície coberta  por água. Desta água, 97% está nos oceanos e 3% é doce, 2% em geleiras inacessíveis e apenas 1% disponível em rios, lagos e fontes subterrâneas.  Ou seja, de toda água disponível no mundo, menos de 1% é adequada para o consumo, sendo utilizada (COMPARTILHADA) por todas as plantas, animais e pessoas.

Mais da metade das fontes de água do planeta estão em apenas nove países: Estados Unidos, Canadá, Colômbia, Brasil, República Democrática do Congo, Rússia, Índia, China e Indonésia. Tais países são grandes produtores industriais e também responsáveis pela contaminação do meio ambiente, consequentemente, reduzindo a quantidade de água limpa e apta para o consumo. Hoje, mais de um bilhão de pessoas não têm acesso à água limpa. Só no Brasil são 40 milhões de pessoas sem água potável. O índice de desperdício chega a 40% entre os vazamento de canalizações públicas, produção industrial e os domicílios.

Está ocorrendo uma “exploração” da água, pois ela está sendo consumida mais rapidamente do que o tempo leva para reabastecê-la. Uma maneira de ajudar a reduzir a demanda por água é economizá-la durante o ano inteiro.

Algumas atitudes simples do dia a dia podem fazer grande diferença, como fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba; tomar banhos mais rápidos; fechar a torneira enquanto ensaboa a louça; entre outras práticas que você pode fazer e que não custam nada.